Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

Cuba e os trotskistas

Preâmbulo: Lamento a morte do Orlando Zapata; mas não esqueço que ele se suicidou (como centenas de agricultores da Coreia do Sul no final da década de 1990 e acredito que poucos leitores deste blog ouviram falar disso). De facto não o mataram. Se estava preso, estaria preso pelas mesmas razões em vários países do mundo. Mas não é essa a questão. O que quero comentar aqui é uma passagem do comunicado da IV Internacional.

Dizia o Gramsci, e com razão, que Trosky era o teórico do ataque frontal numa época em que essa táctica não trazia outra coisa senão derrotas. A IV Internacional não pára de demonstrar a veracidade das palavras do dirigente comunista italiano. Afirma o comunicado, divulgado em Portugal pelo BE e no Brasil pelo PSTU, a propósito da morte de um dissidente cubano:

No final dos anos 80 e começo dos 90, a restauração capitalista no Leste europeu e a queda da URSS significaram um duro golpe à economia cubana, centrada na exportação de açúcar e na sua troca por petróleo e tecnologia com esses países. Nesse contexto, a direcção castrista começou a desenvolver uma política de restauração capitalista e de desmonte das bases do Estado operário.

Os trotskistas continuam no erro de Trotsky:  defendem um ideal de socialismo puro que só existe na cabeça deles. Não importa que naquele ano se tenha acabado a possibilidade de comprar o petróleo a metade do preço do mercado internacional (à URSS) e de vender o açúcar ao dobro do preço do mercado (à URSS, a quem mais?).  Cuba teve a lucidez de iniciar um programa de reformas económicas ao estilo do NEP de Lénine/Bukharin, criticado por Trotski e posto na gaveta por Stalin em 1929.

Ao criticar o socialismo possível, aquele que articula dialecticamente a teoria com a prática, o projecto com a realidade, em nome de uma utopia radical, o trotskismo é mais eficaz que a direita no combate ao progresso da esquerda.

Anúncios

20 de Abril de 2010 - Posted by | Ideologia | , ,

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: