Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

Panorama político em Portugal

Acompanhei as eleições legislativas de 2009 por Internet. Fui surpreendido… negativamente! Eu já previa a estagnação do PCP a par com a subida do Bloco de Esquerda. O que me surpreendeu foi a subida do CDS/PP. Não tenho dúvidas que o que permitiu o crescimento do Bloco foi a deslocação do PS para a direita. O PCP manteve-se irredutível na sua posição, deixando o Bloco a disputar sozinho o “buraco” que o PS deixou livre à sua esquerda. O PSD, obviamente, foi obrigado a andar para a direita para ganhar espaço político.

Acreditei que o CDS fosse abafado por este movimento, mas equivoquei-me. O CDS/PP foi a terceira força política em 2009, com mais quase 180 mil votos que em 2005. E pensei: o eleitorado seguiu o PS para a direita, permitindo a sobrevivência do CDS.

Felizmente, ver os dados há pouco descansou-me. Eles mostram que não foi isso que se passou. Os dados demonstram a incompetência do PSD: enquanto o PS perdeu mais de meio milhão de votos, o PSD apenas consegui mais 1352 votos.


Resultados das eleições de 2009 e 2005:
(Clique na imagem para ampliar)

20 de Abril de 2010 - Posted by | Partidos, Sociedade portuguesa | , , , , ,

Sorry, the comment form is closed at this time.

