Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

PSD entre o OE e as Presidenciais

Acabo de ler o artigo de opinião de Maria de Lurdes Vale no DN. Ela vem em defesa de uma dama que negou o pedido do cavalheiro Sócrates para um novo tango. A  nega é justa, já que este governo não soube aproveitar a primeira dança. Não fez como Zapatero e cortar a torto e a direito nas despesas do Estado. Sem cortes radicais na despesa pública, jamais se poderá fazer frente à dívida do Estado. Nisso a Dra Vale tem razão!

A Dra Vale só se equivoca num pequeno problema. A dívida do Estado não é o principal problema do país; ele está na dívida privada. E com os cortes orçamentais que esta senhora defende, será mais difícil as famílias e as empresas portuguesas pagarem as suas dívidas.

Contudo, o problema está longe de estar colocado aí. O problema do PSD é compatibilizar a crítica difusa ao governo (onde pretende alavancar a recandidatura de Cavaco Silva à Presidência da República) com a aprovação das suas medidas concretas. Há medida que a campanha aquece, resolver esta contradição fica mais difícil. A esperança é que a recém amizade entre Sócrates e Louçã, em torno de Alegre, se traduza na viabilização do Orçamento pelo Bloco de Esquerda. Mas isso é pouco provável. O apoio do teimoso PCP (graças a deus) é ainda menos provável.

Restam duas alternativas. Ou uma estratégia do tipo queijo limiano onde o PS troca alguns votos do CDS por alguma medida populista e muito polémica em tempos de restrição de gastos. Ou algumas ovelhas tresmalhadas do PSD votam a favor do PS. Tão traidores como Judas n’ A ultima tentação de cristo (recomendo o filme). Será resultado de um braço de ferro cuja solução contará a favor de Cavaco ou Alegre.

Não obstante, os empresários portugueses e a União Europeia não esperarão a vida toda. Tarde ou cedo, tanto mais cedo quanto mais alta estiver a taxa de juro dos empréstimos em Portugal, vão exigir que um dos dois dê o braço a torcer. Resta-nos esperar para ver.

Anúncios

10 de Outubro de 2010 - Posted by | Economia, Partidos | , ,

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: