Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

A segunda volta de Dilma e Serra

De repente, eis-me a acompanhar a política brasileira. Hoje (ontem! – já escrevo depois da meia-noite) assisti a mais um debate entre os candidatos do segundo turno. Confirma-se aquilo que já estava claro desde o primeiro debate: a Dilma é uma política inexperiente rodeada de bons assessores; o Serra é um político muito bem preparado com uma equipa que deixa a desejar. Ele fala bem, mas deixa por fazer o trabalho de casa. Ela antecipa as perguntas e engasga-se nas respostas.

Mas o que vale a pena notar são os dados adquiridos da campanha. O aborto e as privatização da Petrobrás. São temas que já se posicionaram. Nenhum dos candidatos quer discordar do outro. O aborto continuará a ser ilegal (viva a direita conservadora) e a Petrobrás é para continuar Estatal (viva a esquerda…), embora trabalhando em parceria com empresas privadas (… moderada).

Os candidatos pouco discordam disso. O debate não é mais e o aborto deve ou não ser legalizado, mas qual dos dois candidatos, no passado, cometeu a falta grave de defender a sua legalização. A Petrobrás não é para ser privatizada; discute-se, isso sim, qual dos candidatos uma vez sonhou em privatizá-la. (Pelo meio uma divergência de peso. Serra vai-se afirmando contra a privatização da Petrobrás, mas defendendo o “sucesso” da privatização das telecomunicações e a necessidade da privatização dos Correios. Dilma apresenta-se contra a privatização – conceito que, para a candidata, deixa estranhamente de fora as parcerias público-privadas).

Em suma, eis a causa da abstenção. Os políticos começam a estar cada vez menos em divergência na forma de como governar um país; discordam, isso sim, em quem deve governar. Quando o discurso se reduz a “eu sou melhor que tu!”, como pode o eleitor decidir?

P.D. Acompanho, no entanto, o PCB no facto que existem divergências na forma de execução de um mesmo projecto político comum aos dois candidatos, que torna um governo do PT menos pior que um governo do PSDB.

Anúncios

18 de Outubro de 2010 - Posted by | Brasil, Partidos | , ,

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: