Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

Cidinha e Freixo: lições para Portugal

Uma onda moralista tem criticado os políticos portugueses, acusados de corruptos. Existem casos de sobra para provar que existe corrupção em Portugal. Basta falar no caso Freeport e no caso Face Oculta. E, por isso, têm mostrado o vídeo de Cidinha Campos que pode ser visto aqui. Interessante. Mas num país de políticos tão corruptos como é o Brasil, Cidinha está longe de ser o melhor que o Brasil tem para oferecer.

Imaginem um político diferente, que além dos inflamados discursos, leva a cabo comissões de inquérito que mudam a forma de pensar das instituições. Um Fraga, personagem do Tropa de Elite 2, que fala no vídeo abaixo. Esse político existe. Fraga é a representação de Marcelo Freixo, membro da Assembleia Legislativa Estadual do Rio de Janeiro, colega de Cidinha Campos (ele do PSOL, ela do PDT), que preside à Comissão de Direitos Humanos da ALERJ e levou a cabo a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre Milícias. A sua acção fez mudar a visão que a sociedade carioca tinha sobre as instituições e já levou à investigação e prisão de cerca de 50 polícias corruptos.

Enfim. Existem duas maneiras de enfrentar a corrupção. Denunciando os corruptos, como faz Cidinha; ou pondo aqueles que devem investigá-los a trabalhar, como faz Freixo. O trabalho de Freixo é mais difícil de compreender, aparece menos no youtube, mas é bem mais eficaz.

Fica aqui o vídeo do Fraga

Anúncios

12 de Março de 2011 - Posted by | Brasil, Sociedade Brasileira | , , ,

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: