Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

Apelo ao voto consciente

Finalmente!!! Já está. Há um mês que ando a trabalhar neste texto. Já não posso mais. Publico-o tal como está: acabado e sem uma revisão definitivo. Certamente terá erros gramaticais e ortográficos, problemas de exposição, etc. que espero ir corrigindo durante a próxima semana. Mas, bom, não dá para esperar mais. São sete páginas em que pretendo explicar as causas, do meu ponto de vista da degradação do sistema político. E, daí, quero dizer: abster-se ou votar em branco é a pior solução. Espero que alguém tenha a paciência de me ler. Entretanto ficam o primeiro e o último paragrafo.

No panorama político português aparece, cada vez com mais força, o apelo à abstenção. Diagnostica-se a falta de credibilidade dos partidos políticos, e se defende a abstenção como forma de protesto. O meu intuito aqui é apelar ao voto! Quero aqui demonstrar que se trata de um equívoco profundo. O apelo à abstenção é um apelo à apatia. Mas é mais do que isso: é a defesa de um abismo ainda maior entre os políticos e os cidadãos que está na origem da perda de qualidade da democracia portuguesa. Da mesma forma, o apelo ao voto em branco tem o mesmo efeito. Não sendo um apelo à apatia, é uma contribuição para esse abismo que se abre entre representantes e representados. Irei argumentar que apelar à abstenção e ao voto em branco como protesto contra a qualidade da democracia é uma tentativa de combater o fogo com gasolina.

(…) só resta apelar ao voto consciente. Só resta apelar as pessoas que se informem, debatam e discutam política. Que identifiquem as questões em debate e mapeiem as alternativas. Que sozinhos, ou em pequenos grupos, aprendam a distinguir os políticos. Nenhum político ou partido é igual ao outro e votar informado é conhecer essas diferenças. Pese ao panorama negro que tracei nestas sete páginas, faço este apelo numa réstia de esperança que algo mude.

Votem informados no próximo dia 5 de Junho.

Para quem tiver a paciência de me aturar, a leitura e o download do texto pode ser feito a partir daqui.

Anúncios

30 de Maio de 2011 - Posted by | Sem categoria

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: