Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

Sobre o regresso do fascismo

Raquel Varela está numa campanha contra os discursos à esquerda que já falam do fim da democracia. Ela esta correta. É falso dizer que está em curso a suspensão da democracia desde cima, encoberto. Isto constitui uma enxurrada de erros. Trata-se de um alarmismo que 1) substitui a compreensão do que está a ocorrer realmente; 2) cumpre a simples função de exaltar dos ‘convertidos’, pagando o preço de afastar todos os outros; e 3) coloca a ênfase em valores da classe-media letrada. (Depois de ano e meio a conversar com agricultores pobres de vários países do mundo descobri que a democracia é um valor que interessa à classe média que não passa fome. Todo os outros dão mais valor às consequências da política económica).

Mas procurar o conceito certo para caracterizar o fenómeno não é fazer marxismo, é fazer escolástica. Os partidos de esquerda suspendem a análise com conceitos errados; Raquel Varela suspende a análise com um conceito certo, mas genérico. Seguindo a sua linha, podemos corrigir, escolasticamente, Varela. O fascismo não é a burguesia a cavalo na pequena-burguesia frente a uma terrível ameaça de revolução proletária. É o resultado de uma crise económica aguda onde não surge um partido revolucionário, diria Trotsky de quem Varela tanto gosta. E, por isso, a sua hipótese de que a urbanização europeia torna mais factível uma revolução socialista do que o regresso a uma ditadura fascista está assente em areias movediças.

Fazendo marxismo, não é errado dizer, como dizem os dirigentes do BE, que existem tendências “fascizantes” na sociedade. É errado dizer que elas estão a ser impostas de cima. Por isso a crítica de Raquel Varela falha quando acerta! Ao mesmo tempo que mostra o erro desses dirigentes; não capta a sua intuição acertada mas mal direcionada. Essas tendências vêm (eu não fui buscar aquele texto do Trostky por acaso) da classe média em declínio como eu já reflecti aqui, aqui e aqui.

Anúncios

7 de Julho de 2012 - Posted by | Ideologia, Portugal | , ,

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: