Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

A terceira traição a Marx

Li duas primeiras páginas da “Apresentação” de Slavoj Žižek é coletânea de textos de Mao Tsé-Tung recém-publicada no Brasil. Segundo o esloveno, o marxismo foi traído duas vezes. Uma por Lénin, que fez a revolução num país semi-periférico. Outra por Mao, que fez a revolução com o campesinato e não com o proletariado.

Isto tem dado azo a tentativas de identificar onde o marxismo se desviou do caminho e produziu um regime violento. Terá sido Lénin o culpado? Ou Mao? Ou até o velho Engels, não suficientemente inteligente para entender o seu amigo falecido? Ou um Stálin radicalizado? A resposta de Žižek é surpreendente. A semente do “mal” está certamente no próprio Marx. É por isso o marxismo hoje necessita de um terceiro traidor. De, por um lado, ser assumido pelos marxistas por inteiro – com os seus erros e suas virtudes. E, por outro, ser corrigido e libertado desse passado terrorista.

Achei curioso Žižek ter também preparado um livro de textos sobre Trotsky. E dado o meu interesse recente nesse autor, pesquisei no “Em defesa das causas perdidas” (que aguarda ali na estante que eu tenha tempo para lê-lo) o que diz sobre Trotsky. Muito curioso. De um lado, que Trotsky talvez não fosse melhor que Stálin. Concordando com os gramscianos, pode identificar-se uma aproximação de Stálin a Trotsky. E o livro de Trotsky “Terrorismo e comunismo” parece mesmo ter sido o livro de cabeceira de Stálin. Do outro lado, é impossível dizer que Trotsky faria o mesmo que fez Stálin. A única coisa que é possível dizer – o curioso argumento de Žižek  – é que o trotskismo se apresenta falsamente como a alternativa pronta à violência stalinista e maoista. E que, por isso, impede a reflexão necessária para a “terceira traição”. Não é por acaso que Žižek publicou o texto de Trotsky que Stálin adorava. (A tradução para português, no Brasil, foi prometida para breve).

Anúncios

8 de Julho de 2012 - Posted by | Ideologia | , , , ,

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: