Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

50 dias com Freixo

A 50 dias das eleições, ontem, assisti ao comício de Marcelo Freixo na Cinelândia. A reunião foi marcada para a ABI, mas o auditório apenas comporta mil pessoas. E apareceram três mil. Um comentário, de uma camarada da UJC, traduz bem a importância da sua candidatura: ela vai formar uma nova militância de esquerda.

Três pontos de conjuntura definem a sua importância.

1) O PT, o histórico líder entre os partidos de esquerda, deixou de sê-lo. Comentei aqui que o governo de Lula da Silva forjou uma aliança entre a burguesia industrial e frações das classes trabalhadoras, contra o agronegócio. Acrescentei que a crise económica não permitirá mais esta aliança. Dilma teve de optar; e optou pela burguesia. Aproximou-se da bancada ruralista; e brigou com a sua base, os funcionários públicos (ver aqui também) recebendo o apoio da oposição de direita (PSDB) e da burguesia.

2) Com 12% das intenções de voto contra 49%, Marcelo Freixo dificilmente irá ganhar as eleições. Mas obrigar Eduardo Paes a encarar um segunda volta já é uma vitória. Por incrível que pareça, isso até é positivo. A esquerda não tem força para impor-se na Prefeitura do Rio. Se por milagre Freixo vencesse a corrida eleitoral,  o Orçamento da Prefeitura – vinculado à Copa e às Olimpíadas – se impunha a ele. Desta campanha não se pretende a vitória; mas reconstruir a esquerda sem o PT (que apoia o candidato Eduardo Paes).

3) Obviamente não é um marxista. Mas é um caso único no contexto brasileiro. Ele é mais que o PSOL. Eu compreendo aqueles que morando na favela, desdenham um candidato que fala de favelas para a esquerda light  da Zona Sul. (Alguém me comentou se justificando de não ir ao comício: “Quem vê o caveirão sou eu!”). Mas não compreendo a esquerda organizada que se afasta da campanha de Freixo apontando o dedo a estas contradições. O processo de reconstrução da esquerda carioca – ímpar a nível nacional – está-se iniciando aí. E está aí para ser disputado!

Anúncios

17 de Agosto de 2012 - Posted by | Brasil, Partidos | , , , ,

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: