Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

A direita acantonada

O Conselho de Estado confirma o acantonamento de burguesia para evitar uma crise política. É preciso, não obstante, ter claro: a burguesia está longe de ter resolvido os seus problemas. O défice deste ano deve-se menos ao descontrolo da despesa do que à péssima performance da economia nacional. Assim, os malabarismos da TSU eram uma forma de financiar o crescimento económico à custa de um salário dos trabalhadores.

O recuo na TSU é só aparente – ou uma manobra, como afirmou o PCP (ver aqui também). O financiamento do crescimento económico é, para os credores internacionais, indispensável. Se os empresários até gostariam de ver essa medida aplicada, preocupa-os o modo como ela é financiada. No fim de contas, será sempre exigido, pela troika, uma medida de financiamento ao crescimento à custa dos trabalhadores. Se por um lado parece indispensável, por outro poderá sair pior a emenda que o soneto com a quebra esperada no consumo. De qualquer modo, é previsível que a descida da TSU para as empresas não seja posta em discussão. O que será discutido é como financiar essa perda de receita do Estado. (Merece ser lembrada a proposta da troika: aumentar o IVA, colocando tudo a 23%, o que certamente será insuficiente, e exigirá ainda outro aumento do IRS).

O recuo da TSU é uma não-solução. O governo deixa tudo em aberto sobre como vai financiar o crescimento económico. O PS canta de galo e sai de cena. Agora, o corte equivalente (do salário dos trabalhadores?), que exige a troika, será discutido por debaixo dos panos – em “concertação social”, como diz o comunicado do Conselho de Estado. O recuo na TSU é apenas uma solução para acalmar as massas. A UGT, que há uma semana atrás defendia uma greve, hoje parece contentar-se com o humilde recuo de Passos Coelho. E até Carvalho da Silva se arrisca a cantar vitória antes do tempo e a, sem o desejar, distrair as massas.

Tudo foi feito para baixarmos os braços!
Esconderam o pau que daqui a um mês nos cairá nas costas.

Anúncios

22 de Setembro de 2012 - Posted by | Economia, Portugal | , , , ,

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: