Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

Francisco

Muito se tem falado no Papa. Que é misógino, contra o casamento homossexual, contra o aborto, etc. Que foi o confessor e amigo do sanguinário ditador Videla. E que participou no desaparecimento de dois sacerdotes comprometidos com a esquerda, bem como foi cúmplice no rapto dos filhos dos militantes de esquerda mortos. Há até quem se lembre de Karol Wojtyla. Assim como um papa polaco foi pedra chave no derrube do comunismo soviético, um papa conservador argentino teria como missão minar o socialismo bolivariano?

Leonardo Boff, teólogo que Joseph Ratzinger mandou calar, acha que não. A eleição de um jesuíta que escolhe como nome Francisco, juntando assim as duas ordens da esquerda da igreja, anuncia novos tempos. Lembremos que, ao longo dos papados de João Paulo II e Bento XVI, o Vaticano foi comandado por duas ordens de direita: a Opus Dei e os Legionários. E que Bento XVI renuncia depois dos escândalos de corrupção, pedofilia e abuso sexual de freiras de que ambas eram acusadas. E mais: tais notícias só vieram a público na disputa entre estas duas ordens de direita. Na busca de poder, uma contava os podres da outra.

Parece então que estamos numa contradição. Para por termo à guerra entre duas ordens de direita, o Concílio elegeu um bispo e uma das ordens de esquerda da Igreja. Não obstante, esse bispo é de uma direita radical a que os seus dois predecessores não fazem sombra.

Parece irracional! Mas devemos considerar a hipótese da nomeação do confessor de Videla como Papa um sinal de que a esquerda será fortalecida na Igreja Católica. Simplesmente porque ninguém pode fazer alguma coisa sozinho. E para pôr ordem na casa, Francisco I terá a necessidade de apoiar-se na ala esquerda da Igreja Católica. Ou seja, os jesuítas e os franciscanos têm agora a chance de reforçar o poder que vêm perdendo nos últimos 50 anos.

Talvez a minha avó tenha razão: “Deus escreve direito por linhas tortas”.

Anúncios

14 de Março de 2013 - Posted by | Igreja Católica, Mundo |

1 Comentário

  1. Então Sr. Ferreira? O que é feito de si? Nunca mais apareceu no grupo Fórum Ideologias no Facebook…
    A verdade é que estamos lá à sua espera para vir explicar a situação actual do Chipre, que antes, de acordo com as suas palavras, era um paraíso governado por comunistas.

    Um Abraço

    Comentar por Virgilio Tomate | 19 de Março de 2013


Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: