Fala Ferreira

Assim me saúdam os amigos de Guatemala.

Conjuntura política brasileira

No dia 23 de junho de 2013 de escrevi uma análise de conjuntura política no Brasil. Ali tento interpretar as Jornadas de Junho, quer dizer, a manifestação que juntou 1,2 milhões de pessoas em todo o país no dia 20 de junho.

Escrevi, ao longo do último mês outra análise que pretendeu compreender porque razão as manifestações voltaram, ainda que de  forma concentrada em S. Paulo, pela direita. Aqui tento explicar porque a ação do PT, tornando a CUT inútil e a forma como reagiu à manifestação de 2013, preparou o terreno para re-aparecimento da luta de massas pela direita. O texto é um pouco longo, mas não podia ser menor.

Este texto continua, por outros meios, o combate à teoria da «multidão» de Negri, mostrando que o proletariado não tem ação expontânea. Ou é conduzida pela ação das suas organizações próprias de vanguarda, ou pela subjetividade política que decorre da sua participação subalterna na política burguesa. Nesta situação, como mostro no texto, o proletariado segue em direção ao fascismo.

Download do texto de 2015

Download do texto de 2013

Anúncios

15 de Abril de 2015 - Posted by | Sem categoria

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: